You are currently viewing Aposentadoria para empresários

Aposentadoria para empresários

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Muitos empreendedores e empresários possuem dúvidas quanto à sua aposentadoria, ou como eles devem proceder para garantir seu benefício sem complicações já que esta categoria de profissionais não funciona de forma padrão aos outros.
De acordo com o INSS, que com a lei nº 9.876/99 passou a tratar os empreendedores como contribuintes individuais. Mas o que isto significa? Significa que para um empresário se aposentar se faz necessário fazer a inscrição junto ao INSS, realizar todos os recolhimentos, por meio de sua Guia Previdenciária Social. Um empresário hoje pode se aposentar por idade ou por tempo de contribuição, salvo os casos de aposentadorias especiais.
Um quesito muito importante e que poucos empreendedores sabem é que o valor do seu benefício é ligado diretamente ao valor do seu pró-labore que é informado à Previdência, ou seja, o que você declara como ganho reflete no seu benefício futuramente.
Vou descrever abaixo algumas situações e como você deve proceder para garantir sua aposentadoria de maneira fácil e sem dor de cabeça. Vamos lá?

Funcionamento

Como sabemos, todo empreendedor recebe seu salário na forma de um pró-labore, oriundo de sua própria empresa. Este valor é pago aos sócios, e é muito importante que estejam nas folhas de pagamento, assim a empresa poderá fazer o recolhimento de 20% do INSS, a não ser que ela funcione no modelo Simples Nacional, ou MEI por exemplo, nestes modelos o recolhimento é feito mensalmente e de forma unificada com suas próprias características e documentos.
Lembrando que a contribuição previdenciária é de 11% sobre o pró-labore. Outro exemplo pode ocorrer quando o empresário recebe sobre os dividendos da empresa, assim 20% dos seus ganhos retornam à Previdência.

Principais erros

Com tempo quase sempre limitado, um empresário muitas vezes fica “desleixado” quanto ao cuidado com seu futuro previdenciário, já que eles mesmos são responsáveis por declarar os valores e demais documentos pertinentes à sua aposentadoria. E muitas vezes também deixam de contribuir quando surge alguma instabilidade na empresa ou na sua vida pessoal, e para evitar problemas com uma aposentadoria de baixo valor no futuro vou indicar abaixo algumas dicas que você poderá seguir para garantir seu benefício.

Pró-labore com baixo valor

Muita gente acredita que aumentar o valor do pró-labore, e consequentemente o das contribuições quando o tempo para requerer a aposentadoria se aproxima para garantir que o benefício aumente está muito enganado.
O cálculo é feito na média das 80 maiores contribuições, por tanto, para quem já vem fazendo contribuições com valor baixo, o melhor a se fazer é investir em uma Previdência Privada.
Se você for um jovem empreendedor, que começou a pouco tempo de contribuição, o melhor a se fazer é recolher o valor limitando-se ao teto, obtendo assim um benefício mais alto.
Dica importante:
Seu benefício é vitalício, ou seja, além de funcionar até a sua morte, também pode ser repassado para seus cônjuges e dependentes, por isto pensar hoje na sua aposentadoria pode ser muito vantajoso para seu futuro, mesmo com este cenário de instabilidade e reforma previdenciária.
O ideal é ter ao seu lado um especialista, que possa te ajudar em todos os aspectos, que variam desde o cálculo à legislação, mas o principal é que ele possa te ajudar com os impactos que suas ações podem causar no seu futuro.

Não contribuir

Muitas vezes o mercado e outros fatores externos fazem com que o empreendedor deixe de contribuir, as vezes em períodos longos, e isto pode causar em um pedido de benefício negado pelo INSS!
A resolução deste problema pode ser ao regularizar estas contribuições, mediante as agências do INSS, e efetuando o pagamento na Receita Federal, que pode também autorizar o parcelamento do débito. Lembrando, o pedido só poderá ser feito após o pagamento de toda a dívida.
A aposentadoria é o futuro de quem pensa no hoje, por tanto, cuide dos seus interesses e tenha sempre alguém especializado em previdência que possa te auxiliar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta